Alfabetização de Jovens e Adultos - EJA

Colégio Pedro II
Programa de Residência Docente
Formação Continuada
Curso de Extensão em Alfabetização de Jovens e Adultos
Alfabetização de Jovens e Adultos: possibilidades emancipatórias
Prof. Esp. Valéria Rosa Poubell

A Educação brasileira passou por profundas transformações ao longo da sua história, como a ampliação do acesso à escola e a queda do analfabetismo. Ainda hoje, mesmo com a inegável democratização do ensino, metade da população jovem e adulta do país não completou a escolaridade básica e 11,8 milhões de brasileiros encontram-se na condição de analfabetismo. Ao mesmo tempo que isto ocorre e mesmo com todo apelo à demanda potencial, a EJA vem sendo relegada a um campo marginal nas políticas em Educação no país e as matrículas vêm demonstrando alto declínio. Por este motivo, pensar e repensar a Alfabetização das pessoas jovens e adultas através de processos emancipatórios é objetivo central nesta proposta de formação pedagógica.


*INFORMAMOS QUE, POR MOTIVO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA VIVIDA NO PÁIS E NO MUNDO, AS AULAS DO MINICURSO ESTÃO TEMPORARIAMENTE SUSPENSAS. AGUARDEM COMUNICADO DO RETORNO.*
CORDIALMENTE,
PROF. VALÉRIA ROSA POUBELL


Aula 2 (16/03/2020): Movimentos de Educação Popular: legado histórico-cultural (a experiência de Angicos) e atualidade.

1. Retomada discussão da aula anterior: os de sujeitos da EJA e as Políticas Públicas para a EJA no Brasil (apresentação oral da produção de escrita coletiva;
2. Conhecimento, discussão e debate.
Estudo sobre o legado histórico-cultural dos Movimentos de Educação Popular no Brasil;
a) A experiência de Angicos;
b) O educador Paulo Freire;
3. Assistir aos vídeos "Angicos 50 anos" e "Especial Paulo Freire, 50 anos de Angicos", disponíveis em:

e


4. Produção de escrita coletiva (4 a 5 pessoas);
5. A Educação Popular na contemporaneidade.
6. Leitura textual e apontamentos relevantes.
Referência bibliográfica: Alfabetizar e politizar: Angicos, 50 anos depois.
file:///C:/Users/histo/Downloads/Alfabetizar_e_Politizar_Angicos_50_anos_depois.pdf

TEXTO PARA APROFUNDAMENTO:
50 anos de Angicos: memória presente na Educação de Jovens e Adultos - 40 horas de Angicos: alguns ensinamentos de seus “coautores”.
http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_encomendados/gt18_trabencomendado_francisocaninde.pdf

Aula 1 (09/03/2020): Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

1. Sujeitos da EJA - histórias de vida e escolarização. 
Roda de Conversa com grupo de estudantes da EJA do Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos - CREJA.

2. Relato de impressões sobre Roda de Conversa com estudantes.

3. História da EJA no Brasil.
Roda de Conversa com Professores-pesquisadores/ autores teóricos.
Em pauta: breve histórico da EJA no Brasil, a especificidade da modalidade; a EJA como direito; os desafios da EJA na atualidade.
Convido aos interessados em entender um pouco mais sobre esta grave questão social para assistir a Entrevista com Professores-pesquisadores de referência teórica para o campo da Educação de Jovens e Adultos,
Prof. Maria Clara Di Pierro (USP)
Prof. Jane Paiva (UERJ)
Prof. Leôncia Soares (UFMG)

Observação: A entrevista para o Programa Roda de Conversa está dividida em três vídeos, blocos 1, 2 e 3.
4. Produção de escrita coletiva sobre impressões gerais das Rodas de Conversas.
5. Apresentação, discussão e debate sobre a Roda de Conversa com alunos e vídeo assistido.
6. Leitura textual e apontamentos relevantes:
Referência bibliográfica: UNESCO. Alfabetização de Jovens e Adultos no Brasil: lições da prática. Brasília, 2008. p.21-35. Disponível em: http://bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/services/e-books/162640por.pdf. Acessado em: 23/1/2020.





TEXTOS PARA APROFUNDAMENTO

Texto 2: Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil.
http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/38/art05_38.pdf

Texto 3: Transformações nas políticas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil no início do terceiro milênio: uma análise das agendas nacional e internacional.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000200197&lng=en&nrm=iso

Texto 4: Os desafios para garantir a Educação de Jovens e Adultos.
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/114/os-desafios-para-garantir-a-educacao-de-jovens-e-adultos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

900eMuitos Letrados: alfabetização de Jovens não-leitores

Literatura na Educação de Jovens e Adultos